Aqui vão as dicas de como fazer um puff de garrafas PET. Vamos ajudar a natureza e ainda ganhar dinheiro? Cada puff pode ser vendido por cerca de até 50 reais
(Passo-a-passo ensinado pela artesã Selma Regina de Souza)
Selma fez do hobby uma profissão. "Devido a uma licença de saúde, transformei o artesanato em uma terapia ocupacional que acabou se transformando em mais uma fonte de renda". Toda a sua casa é decorada com artigos produzidos por ela.
Quanto a confecção do puff, a artesã garante que o processo é bem simples e não demora mais do que uma hora. A etapa mais demorada é a costura, mas para quem não sabe costurar, há como transferir a função para uma profissional.
A costura do curvim deve ser feita a partir de um molde, nas medidas do retângulo de garrafas pet. Tudo dependerá do número de garrafas que você utilizar. A costura deve ser feita sempre pelo lado avesso, para que não sejam colocados a mostra remendos e imperfeições.
Passo-a-passo
Encaixe a tampa da garrafa cortada no fundo, de cabeça para baixo, sem a tampa.
A segunda garrafa vai tampada, também de cabeça para baixo. Esse procedimento confere resistência a peça. Assim o puff fica bem resistente ao peso.
Com todas as peças de resistência prontas, reúna pares de garrafas e passe a fita adesiva (aquelas grandes) nas duas extremidades até ficar bem firme (cerca de duas voltas de fita).
Você vai precisar de quatro grupos de quatro peças de resistência. Se quiser, pode construir o puff com 3X3 peças de resistência.
Agora, você fará o mesmo, mas reunindo os blocos de quatro garrafas em um único bloco, fazendo o formato quadrado do puff (4X4 peças de resistência).
Puffs redondos podem ser montados com 7 peças de resistência, uma no centro e seis em volta, como uma flor.
Não há regra, vá formando as peças de acordo com o formato que você desejar.
Corte espuma e papelão no tamanho do puff. Forre a parte de cima com a espuma e cole o papelão. Costure o curvim nas mesmas medidas do puff e encape. Pronto!
Melhor que o curvim é "reciclar" um jeans velho. Basta desmanchar a calça e juntar costurando, fazendo a "roupa" do puff. Seja criativa e use essa técnica para fazer sofás, cadeiras e até camas.